O perfil do egresso foi delineado sob um viés crítico social, haja vista não bastar apenas conhecer e considerar a realidade em que se insere, mas principalmente determinar o senso crítico para que o egresso venha a analisar quando já inserido no mercado de trabalho, as razões políticas e sociais que denotam tal realidade.
O egresso do curso de Licenciatura em Educação Física, na modalidade a distância, da FMB deverá ter as seguintes competências e habilidades:
- I – capacidade de reconhecimento da abrangência, diversidade e complexidade da educação brasileira nos diferentes níveis, modalidades e contextos socioculturais em que estão inseridas as práticas escolares;
- II – capacidade de valorização de princípios para a melhoria e democratização do ensino como a igualdade de condições para o acesso e a permanência na escola; a liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber; o pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas; o respeito à liberdade e o apreço à tolerância; a gestão democrática do ensino público; o respeito e a valorização da diversidade étnico-racial, consciência da educação ambiental, em direitos humanos e outros;
- III – ampliação do conceito de docência como ação educativa e como processo pedagógico intencional e metódico, envolvendo conhecimentos específicos, interdisciplinares e pedagógicos, conceitos, princípios e objetivos da formação que se desenvolvem na construção e apropriação dos valores éticos, linguísticos, estéticos e políticos do conhecimento inerentes à sólida formação científica e cultural do ensinar/aprender, à socialização e construção de conhecimentos e sua inovação, em diálogo constante entre diferentes visões de mundo;
- IV – profissionais capazes de contextualizar, problematizar e sistematizar conhecimentos teóricos e práticos sobre motricidade humana/movimento humano/cultura do movimento corporal/atividade física nas suas diversas manifestações (jogo, esporte, exercício, ginástica, lutas e dança), no âmbito do Ensino Básico;
- V – comprometer-se com o próprio desenvolvimento profissional;
- VI – comprometer-se com a aprendizagem dos estudantes e colocar em prática o princípio de que todos conseguem aprender;
- VII – participar do Projeto Pedagógico da escola e da construção de valores democráticos;
- VIII – engajar-se, profissionalmente, com as famílias e com a comunidade, visando melhorar o ambiente escolar.