De modo geral, a FMB pretende formar indivíduos comprometidos com o autoconhecimento, a transformação social, cultural, política e econômica. Indivíduos que, uma vez licenciados, possam atuar no magistério de forma crítica e reflexiva, para suprir demandas sociais específicas relativas ao seu campo de conhecimento (magistério em todos os graus, preservação do patrimônio, assessorias a entidades públicas e privadas nos setores culturais, artísticos, turísticos, etc.).
O objetivo do Curso de Licenciatura em História, na modalidade a distância, da FMB é formar professores de História com uma visão crítica da sociedade, capacitando-os para o exercício da profissão em diferentes espaços, tanto públicos quanto privados. Sua atuação deve primar sobretudo pelo compromisso ético da profissão.
I – Gerais
a) Dominar as diferentes concepções metodológicas que referenciam a construção de categorias para a investigação e a análise das relações sócio-históricas;
b) Problematizar, nas múltiplas dimensões das experiências dos sujeitos históricos, a constituição de diferentes relações de tempo e espaço;
c) Conhecer as informações básicas referentes às diferentes épocas históricas nas várias tradições civilizatórias assim como sua interrelação;
d) Transitar pelas fronteiras entre a História e outras áreas do conhecimento;
e) Desenvolver a pesquisa, a produção do conhecimento e sua difusão não só no âmbito acadêmico, mas também em instituições de ensino, museus, em órgãos de preservação de documentos e no desenvolvimento de políticas e projetos de gestão do patrimônio cultural;
f) Competência na utilização da informática e utilização dos recursos de tecnologias da informação e do conhecimento na cultura digital;
g) Preparação profissional atualizada, conforme a dinâmica do mercado de trabalho;
h) Percepção de diferentes contextos interculturais.
II – Específicas para licenciatura
a) Domínio dos conteúdos básicos que são objeto de ensino – aprendizagem no ensino fundamental e médio;
b) Domínio dos métodos e técnicas pedagógicos que permitem a transmissão do conhecimento para os diferentes níveis de ensino;
c) Domínio dos conteúdos básicos que são objeto dos processos de ensino e aprendizagem no ensino fundamental, em especial nas séries finais, e no médio;
d) Domínio dos métodos e técnicas pedagógicas que permitam a transposição dos conhecimentos para os diferentes níveis de ensino.
INTRODUÇÃO AO ESTUDOS HISTÓRICOS | 60H |
LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO | 60H |
METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTIFICO | 60H |
EDUCAR PARA APRENDER A DISTÂNCIA | 60H |
PESQUISA E PRÁTICA PEDAGÓGICA I | 60H |
ATIVIDADES COMPLEMENTARES I | 20H |
TEORIA E METODOLOGIA DA HISTÓRIA | 60H |
HISTÓRIA ANTIGA – I | 60H |
FORMAÇÃO ECONÔMICA GERAL | 60H |
INTRODUÇÃO A CIÊNCIA POLÍTICA | 60H |
INTRODUÇÃO À FILOSOFIA | 60H |
PESQUISA E PRÁTICA PEDAGÓGICA II | 60H |
ATIVIDADES COMPLEMENTARES II | 20H |
HISTÓRIA DO CEARÁ – I | 60H |
HISTÓRIA ANTIGA – II | 60H |
HISTÓRIA DA AMÉRICA – I | 60H |
HISTÓRIA DA ÁFRICA | 60H |
INTRODUÇÃO A ANTROPOLOGIA | 60H |
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO | 80H |
SOCIOLOGIA E ANTROPOLOGIA DA EDUCAÇÃO | 60H |
PESQUISA E PRÁTICA PEDAGÓGICA III | 60H |
ATIVIDADES COMPLEMENTARES III | 20H |
HISTÓRIA DO CEARÁ – II | 60H |
HISTÓRIA MEDIEVAL | 60H |
HISTÓRIA DA AMÉRICA – II | 60H |
HISTORIOGRAFIA BRASILEIRA – I | 60H |
ENSINO DE HISTÓRIA – I: FONTES E DOCUMENTOS | 60H |
DIDÁTICA | 60H |
ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DA EDUCAÇÃO | 60H |
PESQUISA E PRÁTICA PEDAGÓGICA IV | 80H |
ATIVIDADES COMPLEMENTARES IV | 20H |
HISTÓRIA MODERNA – I | 60H |
HISTÓRIA DO BRASIL – I – COLÔNIA | 60H |
MÉTODO DA PESQUISA HISTÓRICA – I | 60H |
ESTAGIO SUPERVISIONADO I :SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL | 150H |
FUNDAMENTOS DE GESTÃO ESCOLAR | 60H |
AVALIAÇÃO, ORGANIZAÇÃO E PLANEJAMENTO EM EDUCAÇÃO | 60H |
PESQUISA E PRÁTICA PEDAGÓGICA V | 60H |
ATIVIDADES COMPLEMENTARES V | 40H |
HISTÓRIA MODERNA – II | 60H |
HISTÓRIA DO BRASIL – II – IMPÉRIO | 60H |
MÉTODO DA PESQUISA HISTÓRICA – II | 60H |
ESTAGIO SUPERVISIONADO II: ENSINO MÉDIO | 150H |
POLITICA EDUCACIONAL BRASILEIRA E DIREITOS HUMANOS FUNDAMENTAIS | 60H |
EDUCAÇÃO AMBIENTAL | 60H |
PESQUISA E PRÁTICA PEDAGÓGICA VI | 80H |
ATIVIDADES COMPLEMENTARES VI | 40H |
HISTÓRIA CONTEMPORANEA – I | 60H |
HISTÓRIA DO BRASIL – III – REPÚBLICA | 60H |
HISTORIOGRAFIA BRASILEIRA – II | 60H |
ESTÁGIO SUPERVISIONADO III: OUTRAS ÁREAS DE ATUAÇÃO DO LICENCIADO EM HISTÓRIA | 100H |
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO – I | 60H |
ENSINO DE HISTÓRIA – II: LIVRO DIDÁTICO | 60H |
LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS | 60H |
ATIVIDADES COMPLEMENTARES VII | 40H |
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO – II | 60H |
OPTATIVA – I | 60H |
HISTÓRIA CONTEMPORANEA – II | 60H |
HISTÓRIA DO BRASIL – IV – REPÚBLICA | 60H |
ENSINO DE HISTÓRIA – III: PATRIMONIO E ESPAÇOS DE MEMÓRIA | 60H |
GEOGRAFIA HUMANA E ECONÔMICA | 60H |
HISTÓRIA DAS IDEIAS POLÍTICAS | 60H |
CULTURA BRASILEIRA | 60H |
FILOSOFIA DA HISTÓRIA | 60H |
HISTORIOGRAFIA CEARENSE | 60H |
INTRODUÇÃO A PALEOGRAFIA | 60H |
HISTÓRIA E IMAGEM | 60H |
O MUSEU NO ENSINO DE HISTÓRIA | 60H |
HISTÓRIA E ORALIDADE | 60H |
HISTÓRIA DA AFRICA CONTEMPORANEA | 60H |
TÓPICOS ESPECIAIS EM HISTÓRIA I | 60H |
TÓPICOS ESPECIAIS EM HISTÓRIA II | 60H |
SÍNTESE DA INTEGRALIZAÇÃO CURRICULAR | C.H | % |
Atividades Formativas | 2.660H | 72,67% |
Atividades Complementares | 200H | 5,46% |
Estágio Supervisionado | 400H | 10,92% |
Práticas Pedagógicas | 400H | 10,92% |
CARGA HORÁRIA TOTAL | 3.660H | 100% |
Graduado em História pela Universidade Federal do Ceará (2014); mestre em História Social pela mesma instituição (2017); atualmente é doutorando em História pela UFC. Tem experiência com as discussões da Educação histórica, tendo atuado como bolsista PIBID (2012-2014). Desenvolve pesquisas na área de História Ambiental e História das Ciências, trabalhando categorias como: natureza e cultura, ciência e técnica, ideias e conhecimento; assim como tem desenvolvido estudos na área da História e
Cultura Visual a partir da análise da produção iconográfica de Francisco Freire Alemão (1834-1866).
Faculdade do Maciço de Baturité © 2022