“Um professor-pedagogo competente, flexível, adaptável e polivalente, compreendido em sua área de atuação como um profissional não fragmentado, capaz de desenvolver as competências necessárias para atuar como docente na Educação Infantil, anos Iniciais do Ensino Fundamental e Ensino Médio na modalidade EJA — Educação de Jovens e Adultos, e a condição de ser um competente e inovador gestor pedagógico em Instituições Escolares e não escolares, assim como em outras áreas de apoio, incluindo as coordenações pedagógicas e administrativas que constituem os organogramas das escolas públicas e particulares”. Esse profissional dominará os aspectos pedagógicos, políticos e práticos da área educacional, capacitando-se para atender como docente às escolas públicas e particulares de Ensino Básico.
Formar profissionais, na área de educação, competentes, críticos e comprometidos com o projeto ético-político da profissão, capacitados, através do processo de aprendizagem constante, nas diversas áreas do saber, para uma participação crítica e construtiva como cidadão. Formar profissionais com habilidades teóricas, metodológicas, técnico-operativas e ético políticas comprometidos com os valores e princípios norteadores da profissão. Sendo alguns deles:
- Estruturar profissionais críticos e competentes capazes de formular propostas que façam frente à educação e sejam solidárias com o modo de vida daqueles que a vivenciam, assim, implementando, executando e avaliando políticas educacionais.
- estimular a atitude investigativa como princípio, de modo a apreender, demonstrar e intervir junto aos fenômenos da realidade educacional;
- instrumentalizar o acadêmico para o desenvolvimento de habilidades e competências necessárias ao exercício profissional através da articulação entre ensino, pesquisa e extensão;
- estimular o aperfeiçoamento profissional através de capacitação continuada;
- concorrer para o desenvolvimento do exercício da cidadania e do processo de democratização da educação brasileira;
- contribuir para o desenvolvimento da região de inserção, mediante políticas educacionais e o empenho profissional para a melhoria qualitativa da educação.
Para atingir esse perfil, esse professor deverá ser capaz de:
- Articular as leituras da realidade educativa em seus aspectos sociais, políticos, culturais, ambientais e econômicos, e o desenvolvimento dos processos pedagógicos;
- organizar e mediar situações de ensino-aprendizagem, considerando o contexto educativo a partir da construção de um referencial teórico e metodológico crítico para a docência;
- analisar criticamente as concepções que constituem as propostas institucionais e as práticas pedagógicas, através do conhecimento e da realização de práticas de investigação no contexto educativo;
- ter conhecimento histórico, social e cultural da criança, do jovem e do adulto em relação aos aspectos do seu desenvolvimento;
- atuar criticamente no contexto educativo frente à organização e ao desenvolvimento dos processos pedagógicos e suas contextualizações;
- ter postura ética e política em sua atuação profissional, considerando a criança, o jovem e o adulto como seres sociais em desenvolvimento de exigências próprias de sua natureza;
- ter compromisso com uma ética de atuação profissional e com a organização democrática da vida em sociedade;
- possuir capacidade de investigação do fenômeno e da prática educativos ocorrendo em diferentes âmbitos e especialidades;
- compreender o processo de construção do conhecimento, inserido em seu contexto social e cultural;
- poder refletir sobre o processo histórico que caracteriza a educação;
- identificar as realidades socioculturais e educacionais, propondo respostas criativas às questões da qualidade do ensino e inclusão social;
- compreender e valorizar as diferentes linguagens manifestas nas sociedades contemporâneas e suas funções na produção do conhecimento;
- atuar com portadores de necessidades especiais e grupos multiculturais, em diferentes níveis da organização, de modo a assegurar seus direitos de cidadania e inclusão social;
- dialogar entre a área educacional e as demais áreas do conhecimento;
- promover a articulação entre ensino, pesquisa e extensão na produção do conhecimento e da prática pedagógica;
- apropriar-se de processos e meios de comunicação em suas relações com os problemas educacionais;
- conseguir desenvolver metodologias e materiais pedagógicos adequados à utilização das tecnologias da informação e da comunicação nas práticas educativas;
- promover a articulação da atividade educacional nas diferentes formas de organização do trabalho pedagógico escolar e não escolar, considerando planejamento, execução, gerenciamento e avaliação de propostas pedagógicas;
- participar na elaboração, realização e avaliação do projeto político-pedagógico, planejando, articulando e sintetizando as atividades de ensino, aprendizagem e administração;
- coordenar espaços educativos alternativos, buscando serviços de parcerias e de apoio comunitário; Conseguir fazer uma gestão democrática na construção da cidadania escolar em uma sociedade em contínuo desenvolvimento;
- construir estratégias para aprendizagem dos alunos, articulando escola — família — comunidade — sociedade;
- enviesar diferentes temáticas como a Educação de Jovens e Adultos, a Educação Especial, a Indígena, Quilombola, Ambiental, em Direitos Humanos e a do Campo, na perspectiva da diversidade e do multiculturalismo;
- decidir didáticas e metodológicas orientadas por pressupostos epistemológicos coerentes;
- intervir nas situações educativas com sensibilidade, acolhimento e afirmação responsável de sua autoridade;
- desenvolver estratégias diversificadas de avaliação da aprendizagem e, a partir de seus resultados, desencadeamento de propostas de intervenções pedagógicas;
- saber refletir sobre as situações e relações interpessoais que ocorrem no contexto escolar com leituras necessárias a sua compreensão;
- sistematizar e socializar a reflexão sobre a prática docente, investigando o contexto educativo, analisando e interpretando processos e resultados de pesquisas para o aprimoramento de sua prática profissional;
- elaborar e desenvolver projetos pessoais de estudo, de trabalho e de pesquisa, empenhando-se em compartilhar suas práticas e produzir coletivamente.