O perfil profissional do egresso do Curso de Serviço Social é projetado a partir de alguns parâmetros que precisam ser explicitados. Eles se referenciam aos próprios projetos profissionais administrados no interior da categoria profissional, a direção social (neles) contida e a compreensão do espaço ocupacional pertinente ao assistente social no Brasil contemporâneo. Contudo, desde finais dos anos setenta, advoga-se um Serviço Social comprometido com os interesses históricos das classes trabalhadoras. Mais precisamente: um projeto profissional, radicalmente democrático que defenda a universalidade da prestação de serviços, vincule as práticas profissionais às necessidades e aos movimentos da massa da população que se vê excluída das conquistas do desenvolvimento econômico-social e de efetivos direitos de cidadania. É claramente a este projeto profissional que se conecta o perfil a que deve visar à formação oferecida pela FMB. Esse projeto é sustentado também por uma direção social nítida. Trata-se, a partir do reconhecimento do necessário pluralismo na sociedade e na profissão, de direcionar a formação e o exercício profissional para a análise e intervenção sobre os problemas concernentes às grandes maiorias populares e aos segmentos populacionais afetados pelas sequelas da “questão social”. Enfim, o espaço ocupacional remete ao mercado de trabalho. É ponto pacífico que a formação deve produzir um agente profissional apto a desempenhar as funções que lhe são atribuídas no mercado. Mas também é indiscutível que, assim como a formação acadêmica não pode restringir-se à geração de quadros técnicos capazes de apenas responder às exigências atualmente dadas no mercado de trabalho, o espaço ocupacional não se limita às práticas profissionais correntes e sancionadas. Pensado histórica e dinamicamente, o espaço ocupacional constitui-se na resposta às demandas dadas e na exploração (analítica e interventiva) das demandas possíveis e virtuais — donde a necessidade de uma formação que não se reduza à “formação para o emprego”, mas que, para além dessa formação, qualifique o agente profissional para detectar demandas possíveis e, com a elaboração de novas respostas, ampliar e diversificar o seu âmbito de atuação. Concebe-se a atuação profissional como prático-interventiva, que exige análises e interpretações da realidade, construção de estratégias de ação e referência a valores éticos — morais para a efetividade da intervenção. Eis porque a formação profissional tem natureza, teórico — prática: conhecimentos teóricos são a condição para operacionalizar estratégias prático-interventivas capazes de responder às demandas (imediatas e virtuais) que chegam aos assistentes sociais, na sua alocação em organizações públicas e privadas. Esta formação deve conduzir a um assistente social apto para investigar (pesquisar, analisar, elaborar), planejar (projetar, antecipar, organizar), a executar (gerir, implementar, operar).
O objetivo é contribuir para a formação de profissionais na área de Serviço Social. O curso de Serviço Social da FMB tem por objetivo formar assistentes sociais, numa perspectiva teórico-metodológica, plural, ético-política e técnico-operativa que os capacitem a apreender o significado sócio-histórico da profissão e a intervir de forma crítica e qualificada frente às demandas consolidadas e emergentes, postas ao Serviço Social via mercado de trabalho. Os Objetivos Específicos são:
- Apreender o processo sócio histórico em sua totalidade, reproduzindo o movimento real em suas manifestações universais, particulares e singulares;
- apreender o significado social da profissão e as demandas consolidadas e emergentes, postas ao Serviço Social via mercado de trabalho;
- desvelar as possibilidades de ação frente às manifestações da questão social;
- formular respostas concretas para o fortalecimento da democracia, da cidadania ativa, da equidade e justiça social e do interesse público;
- intervir nos espaços de atuação profissional das organizações públicas e privadas, tendo como objeto de atuação as expressões da questão social e as suas múltiplas determinações na vida em sociedade;
- trabalhar na formulação, execução e avaliação de políticas públicas, sob a égide de princípios éticos conforme a Lei de Regulamentação da Profissão (n.º 8.662/93) e com o Código de Ética do Assistente Social (Resolução CFESS-273/93).
- Trabalhar com políticas sociais, incluindo as ações de saúde, educação e assistência;
- projetar, gerenciar e executar programas de atuação profissional em busca da melhoria de condições de vida da população em geral;
- investigar a realidade social com vistas à construção de um conhecimento pertinente a sua intervenção e à realidade social da população;
- intervir socialmente segundo as demandas apresentadas pelos usuários das instituições;
- dirigir entidades sociais, administrar unidades prestadoras de serviços sociais, obras e setores de Serviço Social em estabelecimento público ou privado, além de poder, integrar equipes interdisciplinares voltadas à atuação social;
- planejar, coordenar e executar programas, projetos e pesquisas sociais;
- prestar assessoramento e supervisão a entidades sociais, a indivíduos, a grupos e a organizações sociais em assuntos relativos à área social;
- atuar como consultor social, emitir pareceres, realizar diagnóstico social ou perícia em assuntos que envolvem o cliente;
- dirigir Faculdades, Escolas, Cursos e/ou Departamentos de Serviço Social, lecionando matérias ou disciplinas de Serviço Social, ou afins;
- trabalhar diretamente com a população promovendo e participando de movimentos sociais, reinterpretando as políticas sociais e retomando as problemáticas não contempladas por essas políticas;
- atuar junto às organizações: populares, sindicais e comunitárias, capacitando-as a participarem das políticas sociais através de expressões de certas reivindicações populares;
- atender à população prestando orientação psicossocial, socioeconômica e sócio-política