REPO INSTITUCIONAL FMB

Título:

EDUCAÇÃO, TRANSFORMAÇÃO E COMBATE À POBREZA NO POVOADO DE CAJUAIS DE BAIXO, NO MUNICÍPIO DE ITAPIÚNA – CE

Autor(es):

CLARA DE ASSIS SANTOS OLIVEIRA

Palavras-chave:

Educação formal, transformação social, formação continuada, trabalhador rural, extrema pobreza.

Data do Documento:

2021

Citação:

Trabalho de conclusão de curso apresentado ao Curso de Pós-Graduação: Gestão Social, Políticas Públicas e Defesa de Direitos da Faculdade do Maciço de Baturité - FMB como requisito final a obtenção do título de especialista em Gestão Social, Políticas Públicas e Defesa de Direitos.

Resumo:

O objetivo do artigo é demostrar a relevância da educação, considerando a sua importância como ferramenta indispensável no combate à pobreza no povoado de Cajuais, Itapiúna. A partir dos levantamentos bibliográficos e da pesquisa de campo, buscou-se indicadores que confirmassem a importância do saber para a transformação, desenvolvimento pessoal e coletivo. Sendo o ensino a base para a superação da miséria e condução do sujeito para empoderamento, compreensão de mundo e viver com dignidade. Foi utilizado método qualitativo e quantitativo na coleta de dados da comunidade de Cajuais de Baixo, Itapiúna – CE. Na análise qualitativa usou-se a observação, entrevista semiestruturada e entrevista de livre estruturação com os entrevistados. E já no parâmetro quantitativa, valendo-se de técnicas de preenchimento de questionário, fazendo uso de gráficos e tabelas. A pesquisa de campo levounos a confirmação sobre a importância da educação para o desenvolvimento humano, também evidenciou o descaso do poder público diante das mazelas sociais, somadas aos flagelos ocasionados pelas secas rotineiramente presente no Semiárido Nordestino e contribuindo com a extrema vulnerabilidade social do local. Evidenciada a ausência de políticas públicas efetivas, a necessidade da organização popular quanto classe, a fim de cobrar do Gestor Público as promessas feitas por ocasião do período eleitoral, no intuito dele, estar atento às necessidades dos moradores (usuários dos serviços) e garantindo que as políticas públicas sociais sejam efetivadas e ofertadas com qualidade. Que a política educacional seja alinhada com outras políticas públicas sociais no combate a toda forma de exclusão social e favorecendo a erradicação da pobreza, à emancipação, ao protagonismo pessoal e comunitário.

Abstract:

The objective of the article is to demonstrate the relevance of education, considering its importance as an indispensable tool in the fight against poverty in the village of Cajuais, Itapiúna. From bibliographical surveys and field research, indicators were sought to confirm the importance of knowledge for transformation, personal and collective development. Teaching is the basis for overcoming misery and guiding the subject towards empowerment, understanding the world and living with dignity. A qualitative and quantitative method was used to collect data from the community of Cajuais de Baixo, Itapiúna - CE. In the qualitative analysis, observation, semi-structured interview and free-structured interview with interviewees were used. And in the quantitative parameter, using questionnaire filling techniques, using graphs and tables. The field research took us to confirm the importance of education for human development, also evidenced the neglect of the public power in the face of social problems, added to the scourges caused by droughts routinely present in the Northeastern Semiarid and contributing to the extreme social vulnerability of the local. The absence of effective public policies is evidenced, the need for popular organization as a class, in order to demand from the Public Manager the promises made during the electoral period, in order for him to be attentive to the needs of the residents (users of the services) and ensuring that social public policies are implemented and offered with quality. That educational policy be aligned with other social public policies in combating all forms of social exclusion and favoring the eradication of poverty, emancipation, personal and community protagonism.

Tipo:

TCC

URI:

https://www.faculdadefmb.edu.br/repositorio-fmb/educacao-transformacao-e-combate-a-pobreza-no-povoado-de-cajuais-de-baixo-no-municipio-de-itapiuna-ce/