Missão Institucional
A Faculdade do Maciço do Baturité FMB tem como missão contribuir para o desenvolvimento socioeconômico, cultural e ambiental do Brasil, a partir da oferta de cursos superiores de graduação e de pós-graduação lato sensu, articulando com excelência o Ensino, a Pesquisa e a Extensão, bases da Educação Superior.
Objetivos
O objetivo geral da FMB é promover e integrar a educação superior, o ensino, a pesquisa (através da iniciação científica) e a extensão, visando a formação de sujeitos empreendedores e comprometidos com o autoconhecimento, a transformação social, cultural, política e econômica da Região de Baturité e localidades nas quais está inserida através da oferta de cursos na modalidade a distância.
Objetivos Específicos
A FMB, estabelece os seguintes objetivos específicos:
Histórico
A Faculdade do Maciço do Baturité tem como mantenedor o Instituto de Ensino Superior Teológico Cristão – IESTEC, CNPJ 12.509.127/0001-10, criado pela Portaria n° 160, publicada no D.O.U. de 4/3/2015, Seção 1, Pág. 8.
A Faculdade do Maciço do Baturité tem como mantenedor o Instituto de Ensino Superior Teológico Cristão – IESTEC, CNPJ 12.509.127/0001-10, criado pela Portaria n° 160, publicada no D.O.U. de 4/3/2015, Seção 1, Pág. 8.
O Curso de Licenciatura em Pedagogia, na modalidade presencial, foi autorizado em 05 de março de 2015, Portaria nº 241 do MEC e reconhecido em 25 de setembro de 2017 através da Portaria 1.012 MEC.
O Curso de Bacharelado em Administração, na modalidade presencial, foi autorizado em 05 de março de 2015, Portaria nº 241 do MEC e reconhecido em 25 de setembro de 2017 através da Portaria 1.011 MEC.
O Curso Superior de Bacharelado em Teologia, na modalidade presencial, foi autorizado em 01 de dezembro de 2016, Portaria nº 770 do MEC.
O Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos, na modalidade presencial, foi autorizado em 31 de maio de 2017, Portaria nº 483 do MEC.
O Curso Superior de Bacharelado em Serviço Social, na modalidade presencial, foi autorizado em 04 de julho de 2017, Portaria nº 676 do MEC.
O Curso de Bacharelado em Ciências Contábeis, na modalidade presencial, foi autorizado em 27 de setembro de 2017, Portaria nº 1.019 do MEC.
O Curso de Bacharelado em Direito, na modalidade presencial, foi autorizado em 11 de maio de 2018, Portaria nº 329 do MEC.
O credenciamento da FMB na modalidade EaD foi realizado em 28 de dezembro de 2017, através da Portaria nº 1.606 MEC.
O Curso de Licenciatura em Pedagogia, na modalidade EaD, foi autorizado em 08 de janeiro de 2018, Portaria nº 16 do MEC.
O Curso de Bacharelado em Teologia, na modalidade EaD, foi autorizado em 12 de julho de 2019, através da Portaria nº 344 MEC.
Os polos de apoio presencial foram assim credenciados (Tabela anexo ao link):
Tabela 01 – Portarias de Credenciamento dos Polos de Apoio Presencial
Fonte: E-mec público: 2019
O Quadro 01 permite identificar os polos de apoio presencial vinculados à FMB.
O Quadro 01 – Identificação dos Polos de Apoio Presencial
Este é o histórico de criação e de desenvolvimento da FMB até o momento.
Mantenedora
O Instituto de Ensino Superior Teológico Cristão – IESTEC, criado em 27 de agosto de 2010 é uma instituição mantenedora da Faculdade do Maciço de Baturité, no Estado do Ceará. Apesar do pouco tempo de fundação, possui um histórico formidável e exemplar no campo da educação superior, dada a sua eficiente atuação e viabilização de implantação de cursos de seus parceiros.
Dessa forma, o IESTEC tem contribuído de modo exponencial para o desenvolvimento social e econômico da cidade de Maracanaú, município onde está localizada a sua sede, por meio de empregos diretos e indiretos e com a formação continuada de professores da rede pública e privada, assim como da sociedade em geral. No que se refere ao aspecto cultural, o instituto tem corroborado para a produção artística e literária tendo em vista o seu apoio incondicional à publicação de livros e eventos culturais no Estado do Ceará.
Como se pode inferir do que foi exposto, o IESTEC tem como principal missão formar profissionais competentes e éticos para a sociedade brasileira, sendo um elemento dinamizador do processo de desenvolvimento social e econômico das regiões onde tem atuado. A implantação de cursos, resultado de suas parcerias com as instituições mencionadas acima, pauta-se, assim, na necessidade de se preparar profissionais para o ensino, para a administração de negócios e demais áreas de conhecimento. A missão maior é, dessa maneira, oferecer novas oportunidades aos jovens e adultos para estudar e/ou renovar seus conhecimentos, em consequência, ajudar a inserir-se no mercado de trabalho.
O IESTEC não se esquiva de sua responsabilidade social de contribuir para o desenvolvimento socioeconômico do Maciço de Baturité, investe recursos financeiros e humanos na oferta de cursos que atendam a demanda dessa Região, ratificando seu esforço ímpar em viabilizar a interiorização do Ensino Superior, democratizando a possibilidade do estudo de nível superior e tecnológico a uma parcela considerável da sociedade, que se encontra excluída pelo fato de não ter na região um centro acadêmico de grande porte voltado para a área do ensino e formação continuada.
A partir de seus esforços, espera ampliar a promoção e a divulgação de conhecimentos culturais, científicos e técnicos que constituem patrimônio da humanidade e comunicar o saber através do ensino, de publicações ou de outras formas de comunicação; a educação integral do cidadão da necessidade de continuar aprendendo de modo a ser capaz de se adaptar com flexibilidade às novas condições de ocupação, aperfeiçoamento posterior pela preservação e difusão dos valores culturais e das conquistas científicas em harmonia com as exigências espirituais do homem. Em síntese, vislumbra-se formar profissionais de nível superior e tecnológico nas diferentes áreas de conhecimento, para participar do desenvolvimento da sociedade cearense por meio da preparação de profissionais competentes e éticos para o mercado de trabalho, exercitar práticas educativas, culturais, humanistas, técnicas e científicas que beneficiem, especialmente, a população do Maciço de Baturité.
O IESTEC pretende consolidar-se como espaço de construção e produção do conhecimento, num constante aprender a aprender, no qual as experiências de aprendizagem vinculam-se à sociedade e às exigências atuais do mercado de trabalho.
A IES através da realização de sua missão vem investindo em processos de ensino e aprendizagem que capacitem os seus egressos a atenderem às necessidades e expectativas do mercado de trabalho e da sociedade, com competência para formular, sistematizar e socializar conhecimentos em suas áreas de atuação.
Para alcançar esse objetivo a Instituição promove a educação superior integrando o ensino e a extensão, visando a formação de sujeitos empreendedores e comprometidos com o autoconhecimento, a transformação social, cultural, política e econômica do Estado e da Região do Maciço do Baturité.
Valores Institucionais
Reafirmamos que, a Faculdade do Maciço do Baturité – FMB cumpre uma função significativa no contexto social em que se situa, como agente de difusão do conhecimento mais elaborado, comprometida com os interesses e necessidades da região e com a sociedade de modo geral.
São esses os valores identificados como imprescindíveis para satisfazer as necessidades dos discentes da FMB:
Formar profissionais de nível superior, nas diferentes áreas de conhecimento, para participar do desenvolvimento da Região do Maciço de Baturité e da sociedade brasileira;
Promover o ensino de pós-graduação lato-sensu aberto à participação da população brasileira, para difundir as conquistas e os benefícios resultantes dos estudos já sistematizados, como também aqueles gerados na FMB;
Promover junto à comunidade do Maciço do Baturité a divulgação de conhecimentos culturais, científicos e técnicos, já produzidos e sistematizados, como também aqueles produzidos pela FMB;
Promover um processo de educação permanente e formação continuada ao cidadão, principalmente aos egressos, a partir do ensino de graduação, com flexibilidade às novas condições de participação da sociedade e do trabalho, do aperfeiçoamento posterior;
Promover o intercâmbio com instituições congêneres, nacionais e estrangeiras.
Apostamos em uma postura adequada a quem se propõe a dirigir uma Instituição de educação e que implica respeito aos direitos dos outros, na integridade no trato dos recursos/bens, na transparência dos atos administrativos e acadêmicos;
Nós, como instituição, prezamos pela livre opinião, que por regra, é resultado de uma profunda reflexão e representação dos nossos pensamentos;
Nós, como seres sociais e históricos, possuímos a capacidade de executar determinadas tarefas de acordo com nossos princípios pré-estabelecidos na sociedade vigente;
Entendimento da diversidade de pontos de vista e de diferentes formas de abordar o real, a convivência entre os diferentes, a polêmica e o diálogo como exercício da crítica;
Compromissos com a comunidade em que está inserida, por meio de ações educacionais, desenvolvendo em seus discentes a faculdade crítica e o exercício da cidadania ativa, formando cidadãos responsáveis, capazes de exercer a liderança social, priorizando soluções éticas, criativas e democráticas. Seus processos educativos não apenas se adaptam às inovações, mas integram novas formas ao seu cotidiano.
Responsabilidade Social
A Faculdade do Maciço do Baturité – FMB, ciente de sua responsabilidade social, em parceria com o Projeto Educacional Betel – PROJEB e com a Prefeitura Municipal de Baturité, por meio das ações e projetos da Secretaria de Educação do município, contará em suas instalações com a Creche Escola Betel que atenderá mais de 120 crianças oriundas de famílias carentes, propiciando-lhes não apenas educação, mas formação moral e espiritual em prol da cidadania.
Contará com uma brinquedoteca cujo principal objetivo é promover um espaço educativo e pedagógico dos acadêmicos enquanto laboratório de análise, núcleo de apoio pedagógico à educação infantil e intervenção no processo de aprendizagem; a brinquedoteca irá também possibilitar um trabalho inter e multidisciplinar nas áreas do conhecimento entre alunos e professores do curso de pedagogia, proporcionando também um espaço onde as crianças da comunidade e outros órgãos como Instituições – Associação de Bairros e até Hospitais – tenham oportunidade de aprender a brincar, participar, desenvolver atividades lúdicas, a criatividade e a sociabilidade.
Assim, a Creche Escola Betel é um espaço que convida a explorar, sentir, experimentar, transformar e criar, objetivando a alegria e fundamentalmente desenvolver a afetividade em meio à magia da espontaneidade. Espera-se com a proposta pedagógica da Creche Escola Betel que a população de Baturité seja diretamente beneficiada com espaços ricos de vivências pedagógicas proporcionados através do Laboratório de Ensino e Aprendizagem, onde a criança é livre para brincar, sempre respeitando a sua individualidade de criar e aprender.
Funcionará como Núcleo de Apoio Pedagógico, permitindo aos alunos e professores do curso de Pedagogia e também a outros cursos da FMB realizar:
- Observação e participação do trabalho do Coordenador da Brinquedoteca;
- Observação e participação do trabalho do Brinquedista;
- Observação e participação em projetos de ensino, pesquisa e extensão.
Desenvolvidos com a Comunidade Externa;
- Participação e observação, juntamente com professores de diversas disciplinas do comportamento das crianças enquanto brincam;
- Utilização do espaço como Laboratório para o desenvolvimento de projetos.
De ensino, pesquisa, extensão e iniciação científica;
- Consulta de materiais para preparação de aulas com Apoio Pedagógico;
- Realização e participação de Oficinas de capacitação de Brinquedistas.
Corpo Dirigente
Diretor Geral – Edilson Silva Castro
Direção Financeira / Administrativa – Julyanne Lages de Carvalho Castro
Diretor Acadêmico – Marcizo Veimar Cordeiro Viana Filho
Coordenação Curso de Administração – Gardênia Barroso Lima
Coordenação Curso de Ciências Contábeis – Isabelle Andryelle Cezar Xavier
Coordenação Curso de Pedagogia Presencial – Francisco Lindomar de Lima Silva
Coordenação Curso de Recursos Humanos – Antônia Olandina Franco Coelho
Coordenação Curso de Serviço Social – Ana Rochelly Silva Costa Cavalcante
Coordenação Curso de Teologia – Edilson Silva Castro
Secretaria Acadêmica – Márcia Glêdice Ferreira Costa
Bibliotecária – Camila Alves Cavalcante
Coordenação de Pós-graduação Presencial – Marcia Vieira
Coordenação de Pós-graduação a distância – Liliane de Sousa Silva
Coordenação de Núcleo de Iniciação Científica e Pesquisa – Joviano de Sousa Silva
Coordenação de Núcleo e Estágio e Carreira – Paulo Henrique Souza Barbosa
Coordenação do Núcleo de Comunicação – Allison Thiago Silva Baia Francisco